André Zadig



Mestre em economia, ex professor, ex consultor, escritor ocasional, e aposentado (por conta própria).

O objetivo do blog não é postar as notícias diárias que saem sobre economia e investimentos. Particularmente, acho um trabalho braçal e repetitivo, e às vezes, sem muito sentido. São poucos os blogs que fazem isso com eficiência, o resto é só Ctrlc Ctrlv. Na verdade, ensino aqui as ferramentas que permitem que esses flashes diários de economia, e investimentos diversos, possam ser entendidos de forma independente, sem a opinião ou ajuda de um economista.


Ressalto que não sou escritor, cronista, blogueiro, matemático, nem mesmo articulista. Sou apenas um economista com curiosidade por diversas áreas. Já fui empresário (no ramo de consultoria), instrutor do Sebrae, consultor e instrutor da Federação das Indústrias, professor universitário etc. Porém, gosto de escrever e compartilhar o pouco de conhecimento que tenho sobre economia para tentar explicar como ela funciona. Além disso, gosto da área de planejamento financeiro pois, se funcionou comigo, pode funcionar com os outros.

* Zadig é a personagem de um conto de Voltaire ('Zadig ou O Destino'). Em tempos sombrios, de tanta intolerância e teocracia, onde discordar deixou de ser um direito e se tornou uma afronta, optei por me valer do pseudônimo de alguém que represente tolerância e ponderação: Zadig. Por um átimo pensei usar Cândido (de 'Cândido ou O Otimismo'). Todavia,  tal otimismo já não me veste mais, há tempos.

* Quanto ao Kantega, é o nome de uma das cordilheiras do Himalaia. Foi também o nome do meu primeiro parapente, da fábrica alemã 'UP Paragliders' - coisa dos tempos idos. Na ausência de algo mais criativo para nomear o blog resolvi me apropriar desse, talvez pelas ótimas lembranças que me trouxe lá de cima.


Livros publicados:



















3 comentários:

  1. É interessante sua iniciativa professor. O senhor está ajudando a formar alunos em várias partes do Brasil, mesmo que o senhor não os conheça.

    ResponderExcluir
  2. Professor, gostaria de parabeniza-lo pela facilidade que o senhor compartilha o aprendizado com os seus alunos, pelo fato de conseguir passar a matéria de economia que, ao meu ver, não é a das mais fáceis de se explicar, de uma maneira fácil e sucinta.
    Ótimas cronicas!

    ResponderExcluir
  3. Como cheguei até aqui? Eu estava pesquisando no google por conversão de taxas de jurus. Aqui, neste Blog, as explicações são excelentes.

    ResponderExcluir